Programa FBN-PK da Stoller: Mais Nutrição para Suas Plantas
FBN-PK é o programa da Stoller para Fixação Biológica de Nitrogênio – FBN, aplicado à soja. Ele é composto pelos produtos: Inoculante MasterfixL Gramíneas, MasterfixL Dual Force e Inoculante MasterfixL Premier, com o objetivo de promover maior lucratividade ao produtor.
Como o Nitrogênio é o nutriente mais exigido pela cultura, saber fazer o correto manejo de FBN é fundamental para aumentar a rentabilidade da lavoura. Para este programa, fazemos uso de três produtos acima que, juntos, promovem maior fixação biológica de nitrogênio. Como Nitrogênio é o construtor da proteína e soja é proteína, ele é o nutriente mais exigido pela cultura e entender como fixá-lo é fundamental para o melhor desenvolvimento. Pensando nisso, desenvolvemos o conceito FBN-PK com o objetivo de potencializar essa fixação biológica. Como? Por meio da coinoculação.
O que é o conceito FBN-PK?
É um conceito Stoller que funciona como uma verdadeira fórmula de adubação da cultura da soja, tendo como principal objetivo suprir o nitrogênio por meio de fixação biológica na planta e promover mais lucratividade ao produtor.
Para que serve o Conceito FBN-PK?
A fixação biológica de nitrogênio tem papel fundamental no cultivo da soja, já que é o nutriente mais exigido pela cultura. Esse nutriente compõe estruturas como a clorofila, essencial o processo da fotossíntese. Como a planta de soja extrai aproximadamente 5 kg de N (nitrogênio) para cada saca que se almeja colher, é fundamental concretizar um bom manejo de FBN para melhor fixação de nitrogênio. E o melhor de tudo, que é se feito corretamente, o manejo de FB proporciona um custo-benefício que nenhuma outra tecnologia é capaz de proporcionar. Dá só uma olhada no vídeo que o Eduardo Salvatico, RTV Stoller, produziu para entender mais sobre o FBN. Confira:
FBN e sua grande importância na lucratividade do produtor
Campo On é o canal oficial de podcast da Stoller do Brasil. Nele, trazemos diversos especialista para tratar de assuntos de total auxílio ao produtor. E neste episódio falamos justamente sobre FBN e sua grande importância na lucratividade do produtor. Para este bate-papo convidamos o Especialista em Fitotecnia da Stoller – Mateus Picoli e o Especialista em Nutrição – Tiago Tezotto que irão nos contar um pouco mais sobre a importância da Fixação biológica de Nitrogênio e o conceito FBN-PK. Clique para ouvir agora e não deixe de seguir o nosso canal no Spotify.
- Maior rentabilidade de lavoura
- Mais lucratividade ao produtor
- Inoculantes com garantia de qualidade
- Produção de Aminoácidos
- Formação de Proteínas
- Componente da clorofila e citocinina
- ATP
- Componente do DNA
- RuBisCo (fotossíntese)
O VALOR DA SOJA
SOJA É PROTEÍNA
Estes dados são claros. Nós vivemos em mundo com fome de proteína. A chave para produção de proteína é a adubação nitrogenada.
Composição:
O NITROGÊNIO
É O CONSTRUTOR DA PROTEÍNA
O Nitrogênio é o construtor da proteína. E a soja é proteína. Logo, nitrogênio é o nutriente mais exigido pela cultura e entender como ficar o nitrogênio na soja é fundamental para o melhor desenvolvimento da cultura.
COMO POTENCIALIZAR A FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO?
COINOCULAÇÃO É A BOLA DA VEZ!
A técnica da coinoculação consiste na prática da combinação da bactéria Bradyrhizobium com o Azospirillum.
E no aspecto da FBN possui dados técnicos extremamente consistentes que alavancam a produtividade das lavouras de soja com um custo muito pequeno.
Os Impactos da Coinoculação
A websérie abaixo é apresentada por Solon Araujo, Sócio Diretor da SCA Consultoria e Treinamento e fala em 6 episódios sobre os Impactos da Coinoculação. Assista e veja os aspectos da FBN e como ela pode alavancar a produtividade da sua lavoura.
MAGIA
A MAGIA DA
COINOCULAÇÃO
MODO DE AÇÃO:
- Maior ramificação radicular e quantidade de pelos radiculares
- Mais exsudatos para o desencadeamento da formação de nódulos (flavonoides) – Potencialização da “comunicação”
- Fixação biológica de N direta pelo Azospirillum brasilense
- Síntese de fitormônios (Aux.)
BENEFÍCIOS DA COINOCULAÇÃO:
- Precocidade da formação de nódulos (↑ nódulos na raiz principal)
- Maior número de nódulos/planta
- Maior desenvolvimento da planta
- Maior aporte de N ao longo do ciclo
Encontre o
ESPECIALISTA STOLLER
MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ