O algodoeiro é uma planta perene de ciclo indeterminado. Em determinados momentos do ciclo do algodão é observado as fases vegetativa e reprodutiva acontecendo simultaneamente.
Não consegue ler agora? Aproveita então para ouvir a versão em áudio deste post no player abaixo:
O ciclo da cultura é determinada principalmente pela temperatura, ou seja, deve ocorrer um acúmulo mínimo de calor para ocorrer a emissão do primeiro botão floral (B1), surgimento da primeira flor (F1), primeiro capulho (C1) até o ponto de colheita.
Imagem 1: adaptada de Rosolem (2020). Manual de Boas Práticas de Manejo do Algodoeiro em Mato Grosso. Crescimento do algodoeiro.
Tenha sempre em mãos um guia completo com todas as fases de desenvolvimento do algodão e consulte quando precisar. Baixe gratuitamente agora!
O ciclo da planta de algodão passa pela fase vegetativa, com duração de 27 a 38 dias, terminando na emissão do primeiro botão floral. Essa primeira fase tem o crescimento da parte aérea mais lento comparado ao crescimento da raiz. O estádio V0 ocorre da emergência da plântula até a nervura principal da primeira folha emitida ter 2,5 cm de comprimento. Já o estádio V1 é alcançado quando a segunda folha atinge os 2,5 cm de comprimento, assim seguindo o mesmo critério para as demais fases do desenvolvimento vegetativo (V2, V3, Vn…).
Imagem 2: Escala vegetativa da planta de algodão (Marur e Ruano, 2000). Desenho original de Maria G. Y. Sonomura.
A fase reprodutiva inicia-se com a emissão do primeiro botão floral visível (B1). Já o estádio B2 ocorre quando há a emissão do primeiro botão floral no segundo ramo reprodutivo visível e assim sucessivamente: estádio B3, B4, B5, Bn… Essa fase dura de 22 a 27 dias, e o crescimento da parte aérea é mais acelerado, necessitando iniciar o manejo com regulador de crescimento.
Imagem 3: Fase de botões florais da planta de algodão (Marur e Ruano, 2000). Desenho original de Maria G. Y. Sonomura.
A fase de botão floral (B) finaliza quando o primeiro botão origina a primeira flor de primeira posição no primeiro ramo reprodutivo (F1), iniciando a fase de floração. O estádio F2 ocorre quando há aparição da flor de primeira posição no segundo ramo reprodutivo. Já a aparição de uma flor de primeira posição no terceiro ramo reprodutivo indica a mudança de estádio para F3, este critério é usado para os próximos estádios.
Essa fase dura em torno de 58 a 67 dias e é onde a planta tem maior demanda por água, nutrientes e luz, e nesse período pode ocorrer o desenvolvimento de botões e maçãs simultaneamente, finalizando com a abertura do primeiro capulho.
A fase de capulhos inicia-se com a abertura do primeiro capulho de primeira posição no primeiro ramo reprodutivo – C1, seguido do estádio C2 onde há a abertura do capulho de primeira posição do segundo ramo reprodutivo e assim sucessivamente (C3, C4, Cn…). Essa fase tem duração de 40 a 60 dias e é finalizada quando o último capulho do ápice estiver aberto.
Conhecer as fases e os estádios fenológicos do algodoeiro é essencial para traçar as estratégias que serão usadas durante o desenvolvimento da cultura. Através deste conhecimento será possível direcionar as melhores épocas para o uso do regulador de crescimento, adubação e irrigação. A soma destes fatores são a chave para as altas produtividades.
0 comentários