Aplicados de 60 a 90 dias antes do uso dos maturadores de cana, os pré maturadores irão potencializar a eficiência dos maturadores de cana, aumentando a produtividade e a qualidade da matéria-prima, melhorando o acúmulo de ATR e entregando o máximo de TAH.
Os maturadores químicos se tornaram ferramentas indispensáveis para o atual sistema de produção de cana-de-açúcar no Brasil, pois permitem colher uma matéria-prima de alta qualidade – com bons níveis de ATR (Açúcar Total Recuperável).
No Centro-Sul, principal região canavieira do país, a maior parte das aplicações desse tipo de produto são direcionadas para o início do ciclo. Nesse momento, sua finalidade principal é antecipar o acúmulo de sacarose em uma cana-de-açúcar que se encontra em pleno crescimento vegetativo devido aos estímulos das chuvas e temperaturas dos meses anteriores (primavera e verão). Ao fazer uso da tecnologia, o metabolismo vegetativo da planta diminui, porém, a fotossíntese continua, assim toda energia produzida não será consumida para produção de colmos ou de flores e sim acumulada na forma de sacarose, podendo ainda, em alguns casos, atuar como inibidor de florescimento.
De maneira geral, a principal janela de aplicação dos maturadores ocorre no início da safra, entretanto existem iniciativas para o uso das tecnologias também em meio e final de safra. As aplicações ao final de safra possuem o objetivo de manter altos os níveis de sacarose acumulados naturalmente durante o meio do ano e que seriam gradativamente drenados pela planta, que retomaria seu processo de crescimento com o retorno das chuvas da primavera. Já as aplicações no meio do ano, motivo de debate entre os profissionais do setor, são apenas recomendadas em regiões onde a pluviosidade segue alta ou na ocorrência de chuvas atípicas.
Atualmente, o Brasil possui uma ampla gama de maturadores registrados para uso na cultura, sendo alguns classificados como reguladores de crescimento e outros, como herbicidas. A diferença principal entre eles se dá através do modo de ação de cada molécula. O Ethephon, por exemplo, é convertido em etileno nas células, hormônio relacionado à maturação dos tecidos, que dificulta o crescimento vegetativo, permitindo acumular sacarose e também bloquear o florescimento. O trinexapac-ethyl entrega os mesmos resultados, mas de forma diferente. Sua atuação ocorre através da inibição de síntese de giberelina, levando a um crescimento mais lento dos colmos permitindo o acúmulo da sacarose e a inibição do florescimento. Outras moléculas, como clethodim, glyphosate e bispyribac-sodium, interferem diretamente em biossínteses específicas da planta.
Outro fator que diferencia os maturadores é o tempo de ação. Aqueles de tiro curto (clethodim, glyphosate e bispyribac-sodium) interferem no crescimento da planta de 15 a 35 dias após a aplicação, enquanto os de tiro longo (ethephon e trinexapac-ethyl), de 35 a 60 dias. Após esse período, as moléculas são metabolizadas e a planta poderá retomar seu crescimento. Uma compreensão profunda das janelas de cada produto é essencial para que a colheita seja feita dentro do período apropriado. Colher fora do prazo implicará em perdas na qualidade da matéria-prima visto que, após a janela de colheita a cana tenderá a retomar o seu crescimento porém, se a mesma estiver debilitada e/ou em condições desfavoráveis ao crescimento, a cana poderá senescer.
Pré-maturadores, que incrementam a eficiência dos maturadores, elevando a produção de sacarose
Para a satisfação dos produtores, a Stoller intensificou as pesquisas para aumentar o potencial fotossintético da cana-de-açúcar, oferecendo ao setor pré-maturadores, que incrementam a eficiência dos maturadores, elevando a produção de sacarose.
O Programa MOVER, desenvolvido pela Stoller, alia os produtos MOVER e STIMULATE para maximizar dois processos fundamentais responsáveis pelo maior acúmulo de açúcar: a taxa fotossintética e a eficiência da planta em translocar seus fotoassimilados das folhas para os colmos.
O Desenvolvimento de marcado cana-de-açúcar da Stoller, Marcelo Lontro, explica que o MOVER consiste em um complexo de nutrientes que melhora a eficiência da fotossíntese e eleva a eficiência da translocação desses fotoassimilados das folhas para os colmos, . Já o STIMULATE é um regulador de crescimento vegetal, cujos ingredientes ativos ocorrem naturalmente na planta: CINETINA, ÁCIDO GIBERÉLICO e ÁCIDO 4-INDOL-3-ILBUTÍRICO. Com as aplicações de STIMULATE, o resultado prático esperado para a cultura é uma planta altamente eficiente e produtiva devido ao equilíbrio hormonal e aumento da taxa fotossintética.
“Aplicado de 60 a 90 dias antes do uso dos maturadores, o Programa MOVER irá aumentar a produtividade e a qualidade da matéria-prima, melhorando o acúmulo de ATR, entregando o máximo de TAH, potencializando a eficiência dos maturadores e, por fim, trazendo mais rentabilidade e lucratividade para seu negócio”, salienta Lontro.
O Programa MOVER integra o “Cana Perene”, um programa macro da Stoller que maneja a cana-de-açúcar ao longo do seu ciclo, atendendo às principais necessidades da cultura, em cada etapa do seu desenvolvimento, através de soluções integradas.
0 comentários