No cenário agrícola atual, entender e promover o desenvolvimento do sistema radicular é uma estratégia fundamental para o sucesso no campo. Isso porque esse sistema é responsável por boa parte da absorção e aproveitamento de água e nutrientes, além de proporcionar estabilidade à planta.
Na cultura da soja, investir no desenvolvimento das raízes resulta em plantas mais saudáveis e produtivas. Um sistema radicular bem desenvolvido permite que as plantas explorem melhor o solo e tolerem melhor os estresses ambientais. Isso se traduz, naturalmente, em melhor qualidade da colheita e em maiores rendimentos. Continue a leitura do artigo para entender mais.
Apresentar um sistema radicular robusto se traduz em diversos benefícios para as plantas de soja. Entre eles, podemos destacar:
Vale destacar que alguns métodos de preparo do solo influenciam significativamente a distribuição do sistema radicular da soja. O plantio direto da soja, por exemplo, pode resultar em raízes mais extensas e eficientes. Plantas mais eficientes, por sua vez, resultam em mais produtividade e melhor qualidade dos grãos.
Além disso, um sistema radicular bem desenvolvido também facilita a colonização por microrganismos benéficos, como as rizobactérias, que contribuem para a fixação biológica do nitrogênio (FBN). Consequentemente, a fotossíntese é potencializada, o que gera mais energia para a planta e um metabolismo mais eficiente.
Algumas técnicas e práticas agrícolas podem ser aplicadas para melhorar o desenvolvimento do sistema radicular da soja. Uma das estratégias mais eficazes, no entanto, é o uso de soluções fisiológicas, que estimulam o crescimento das raízes e aumentam a absorção de nutrientes.
Este é o caso, por exemplo, do Stimulate, tecnologia da Stoller que promove um desenvolvimento mais vigoroso do sistema radicular a partir de hormônios vegetais essenciais, como auxinas, citocininas e giberelinas. Isso acontece da seguinte maneira:
Essa combinação de ativos faz do Stimulate um produto altamente eficaz para o desenvolvimento das raízes na cultura da soja.
Além dos biorreguladores, outras práticas importantes incluem a rotação de culturas, que ajuda a manter a saúde do solo, e o uso de coberturas vegetais, que evita a lixiviação e contribui para a maior retenção de umidade.
A Stoller, que é líder no mercado de biológicos no Brasil, oferece uma série de soluções para desenvolver o sistema radicular da soja de maneira eficaz e uniforme. Entre elas, podemos destacar as nossas tecnologias biológicas e fisiológicas, que ajudam a melhorar a saúde das plantas e aumentar a produtividade.
Como já trouxemos anteriormente, o Stimulate é um fisiológico que promove o crescimento das raízes e melhora a absorção de nutrientes. O uso da tecnologia da Stoller na cultura da soja comprovadamente resulta em plantas mais vigorosas e produtivas, com raízes mais bem desenvolvidas e plantas mais eficientes.
O uso contínuo do Stimulate também pode melhorar a tolerância das plantas a estresses abióticos, como seca e salinidade, justamente a partir dessa melhor absorção de nutrientes. O resultado final é uma colheita mais saudável e produtiva.
Vale lembrar que a combinação de práticas de manejo culturais e o uso de soluções da Stoller pode transformar significativamente a produtividade das lavouras de soja.
Leia também: Dicas para Aumentar a Produtividade na Cultura da Soja
Como vimos ao longo deste artigo, investir no desenvolvimento do sistema radicular é fundamental para aumentar a produtividade no campo, especialmente na cultura da soja. Isso porque as raízes desempenham um papel indispensável para a absorção de água e nutrientes pelas plantas, além de proporcionar estabilidade ao solo.
Portanto, combinar as soluções da Stoller com práticas agrícolas, sejam estas tradicionais ou de precisão, é o caminho ideal para o desenvolvimento saudável do sistema radicular da soja. Conheça agora mesmo o Stimulate Soja e saiba como ele pode beneficiar sua lavoura!