A fase maturação do café (F4 a F6), inicia-se logo após o período final de granação do café (F3), quando os grãos estão solidificados. Na prática observa-se que a maturação se inicia com os frutos na coloração verde claro “verde cana”, evoluindo para verdolengos e finalizando com frutos cerejas, prontos para serem colhidos, que ocorrem entre 30 a 35 semanas após a antese “abertura das flores”, variando de acordo com o clima.
Não consegue ler agora? Aproveita então para ouvir a versão em áudio deste post no player abaixo:
Frutos verdes:
A maturação dos frutos é influenciada pelas floradas do ano anterior e está diretamente associada à qualidade de bebida, uma vez que a colheita realizada com maior percentual de frutos maduros “cerejas” proporciona melhor qualidade de bebida, pois nesta fase os frutos encontram-se com a composição química adequada.
Os frutos verdes conferem características indesejáveis à bebida (adstringência), devido ao elevado teor de fenólicos. Além de prejudicar a bebida, os frutos verdes influenciam a classificação quanto ao tipo café obtido, uma vez que 5 grãos verdes equivalem a um defeito. Ambas as características citadas, irão resultar em deságio na comercialização do café.
Os frutos verdes possuem peso inferior aos frutos cerejas e proporcionam perdas em produção. Este fato é comprovado pela tabela abaixo, com perdas resultantes do menor peso dos grãos imaturos.
Tabela 1.
Fonte: Dr. Aldir Alves Teixeira, revista cafeicultura, 2020
Aspectos fisiológicos da maturação:
Durante o processo de maturação ocorrem mudanças metabólicas importantes nos frutos, as quais contribuem para a qualidade da bebida. Os fatores que irão proporcionar uma boa qualidade de bebida relacionados ao processo são:
- Velocidade de maturação, influenciada pelo clima e material genético;
- Uniformidade, influenciada principalmente pelas floradas;
O processo fisiológico de maturação, inicia-se pelo aumento da produção hormônio etileno, hormônio gasoso produzido nas folhas e frutos.
A ação do etileno no processo, caracteriza-se pela:
- Indução da degradação da clorofila, transformando os pigmentos verdes em pigmentos vermelhos ou amarelos, chamados carotenoides;
- Degradação dos amidos em açucares simples para formação da mucilagem;
- Relaxamento das paredes dos frutos, tornando as cascas menos rígidas, favorecendo a colheita e o descascamento;
Apesar do etileno ser importante no processo de maturação, sua inibição momentânea, possibilita ganhos ao cafeicultor.
Frutos cerejas:
É possível aumentar o percentual de frutos cerejas em uma lavoura com diferentes floradas. A estratégia consiste em retardar a síntese de etileno, visto que ele é o responsável pelo amadurecimento dos frutos.
A redução momentânea na produção de etileno irá atrasar a velocidade de maturação dos frutos das primeiras floradas, e garantir o término do desenvolvimento dos frutos de floradas mais tardias, isso, possibilita ao cafeicultor uma colheita com maior percentual de frutos cereja, possibilitando ganhos de qualidade, produtividade e rentabilidade.
A aplicação da tecnologia fisiológica Hold, através dos nutrientes presentes em sua formulação, que atua inibindo a síntese de etileno, irá retardar a maturação dos frutos proporcionando todos os benefícios citados acima.
Conforme visto na figura abaixo, o aumento na produção de etileno se dá a partir da fase de verde cana, sendo o período ideal para aplicação do Hold na busca destes benefícios.
Figura 1.
Fonte: Pereira et al., 2005. Braz. J. Plant Physiol., 17(3): 283-289.
Senescência:
Nesta fase de maturação a produção de etileno também irá causar o envelhecimento das folhas (senescência) e queda posterior (abscisão foliar). A utilização do Hold irá possibilitar também a maior manutenção das folhas após a colheita, que será de suma importância para o pegamento da florada da safra seguinte, uma vez que as flores são drenos temporários do cafeeiro.
Quer colher mais frutos cerejas? Estamos prontos para te ajudar.
O período de maturação é a fase que antecede o momento mais esperado da safra pelo cafeicultor, a colheita. Com a utilização das tecnologias Stoller conseguimos aumentar o percentual de frutos cerejas, possibilitando ganhos em qualidade, produtividade e rentabilidade ao cafeicultor.
O time de especialistas do campo da Stoller está pronto para ajudar você! Tire suas dúvidas ou agende uma consulta técnica.
Quer saber mais?
Ouça o podcast sobre Rentabilidade e Prosperidade na Cafeicultura!
Se você gostou do conteúdo, acompanhe a Stoller em nossos outros canais: Spotify, Youtube, Facebook, Instagram e Site
0 comentários