Na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente – SIPATMA 2023, destacam-se as atividades de prevenção a acidentes no trabalho, saúde e bem-estar dos colaboradores, realizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) além de cuidados com o meio ambiente. Na Stoller do Brasil, uma empresa Corteva Agriscience, a SIPATMA 2023 será realizada durante toda essa semana, encerrando as atividades justamente no dia 28 de abril, principal data para conscientização do tema.
O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho – 28 de abril – foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em razão de um acidente em uma mina no estado americano da Virgínia, em 1969, que custou a vida de 78 mineiros que estavam no exercício de sua função. No Brasil, em 2022, dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho apontaram 612,9 mil acidentes de trabalho. Diante desse cenário sempre desafiador, muitas iniciativas de conscientização, como a SIPATMA são realizadas por empresas brasileiras nos mais variados mercados de atuação, em especial no agronegócio.
Ovane Buzzi, coordenador das áreas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), da Stoller, explica que o momento é oportuno para mostrar a todas as áreas de empresa, a importância das ferramentas de gestão de Segurança desenvolvidas nos últimos anos, tendo muitas conquistas e também desafios. A adesão às implementações inclui também as fábricas de Socorro e Viçosa, que são mais recentes, além de aumentar a implementação dentro de fábrica de Cosmópolis, com mais tempo de ações realizadas.
“Quando buscamos entender as necessidades dos nossos clientes, primeiramente olhamos para dentro da empresa. Em 2019, reforçamos o aculturamento nas fábricas com a criação da área de SSMA. Depois, vieram as ferramentas de gestão e controle, como a ISO 45001, o que nos trouxe análises do compliance sobre as normas e leis de segurança, evoluindo no final de 2021 para a implantação do Sistema de Manufatura Stoller (SMS), que é uma referência para todo o mercado agro, com os pilares de SAF (Segurança) e ENV (Meio Ambiente)”, analisa.
Dentre os destaques da SIPATMA, está a própria integração entre as três fábricas da Stoller, totalizando 280 colaboradores envolvidos diretamente nas atividades. Um dos destaques é o envolvimento dos colaboradores por meio de vídeos testemunhais. Há um concurso de desenho para os filhos dos colaboradores, trazendo as crianças para a conscientização e conceitos importantes sobre o meio ambiente, a segurança e a saúde no ambiente de trabalho dos pais.
“A programação é intensa com atividades de saúde e bem-estar, segurança e meio ambiente, além da conscientização do projeto de gestão de resíduos da empresa”, explica.
Na visão de Ovane, no geral, as empresas, principalmente de capital aberto, estão mais atentas as práticas relacionadas a saúde, segurança e sustentabilidade e têm buscado entendimento mais amplo sobre as políticas ESG, tendo a premissa de que o colaborador precisa investir na sua saúde e a empresa precisa ser um agente de conscientização, além de trabalhar num ambiente saudável, sendo assim mais feliz, produtivo e colaborativo.