Nesse episódio, Manoela Tablas (RTV) e Angela Bombarda (RDC), batem um papo bem interessante sobre como podemos maximizar os componentes de produtividade da soja trabalhando com o Conceito Soja Forte, aumentando o teto produtivo da soja e entregando diversos benefícios aos produtores do Brasil e Paraguai!
Liga o som e aperte o play, que a Manoela e a Angela te explicam:
Afinal, o que são os componentes de produtividade da soja?
Produtividade em uma lavoura é muito variável, há uma cerca fatores que influenciam na produtividade. As plantas sofrem influência do ambiente, bem como das estratégias utilizadas pelo produtor durante o seu plantio.
Para compreendermos melhor como funciona a produtividade da soja, é necessário entender que esse resultado é composto por componentes de produtividade da soja. Os componentes chamados de primários são: os números de plantas por área, número de vagens por planta, número de grãos por vagem e para finalizar, peso de grãos. Esses componentes são essenciais para que a planta demonstre todo o seu potencial produtivo. Já os componentes secundários são aqueles que dizem respeito a anatomia da planta, como altura e número de nós.
Para alcançar altas produtividades e aumentar o teto produtivo da soja, é importante manter atenção às boas práticas de plantio e de manejo. Quando o produtor de soja tem conhecimento da existência desses componentes tornam-se excelentes aliados para contribuir com o manejo que será implementado nessa lavoura, trazendo impactos diretos nos rendimentos de produtividade. Por fim, a produtividade de uma lavoura é resultado da interação entre esses componentes e os manejos que o produtor oferecer para manutenção deles.
Agora que você já sabe quais são os componentes de produtividade da soja, assista ao episódio do podcast e entenda como interferir de forma correta nesses componentes, com um manejo focado e eficaz, gerando assim plantas com maior potencial produtivo.